Alexandre Emerich

Sítio Bela Vista (Alto Jequitibá, MG)
Região das Matas de Minas / Serra do Caparaó

Alexandre nasceu no Rio de Janeiro e, entre a escola e as brincadeiras no meio da rua, juntava uns trocados para ir de trem ao Maracanã assistir ao Zico encantar o Brasil e o mundo com seu futebol. Em casa, sua mãe torrava e moía com absoluto zelo os cafés de Alto Caparaó, terra natal do seu pai. Ainda criança, não sabia que esse carinho com os grãos que presenciava mudaria a sua vida.

Na década de 90, fez o caminho inverso da sua família: mudou-se para o interior de Minas. Debruçou-se arduamente na produção dos seus transformadores grãos. Assim como seu ídolo “Galinho de Quintino” fez com o futebol, agora quem encanta o mundo é ele.

Seus grãos são campeão Chileno de Café Torrado (2019, Mandrake Tostaduría); são torrados/servidos na cafeteria Cafezal (Milão, Itália), eleita uma das top-3 cafeterias no European Coffee Awards 2018/2019; por David Coelho (7g Roaster), tricampeão Português de Barista (2014, 2016 e 2017); por Jonathan Piazarolo (Trentino Cafés Especiais), campeão Brasileiro de Torra (2019); por Manuel Chavarría (Mr. Chava), campeão Andaluz de Barista (2019) e campeão Nacional Ibérico de Barista (2019). Somam-se a estes reconhecimentos, a apreciação por clientes de diversas torrefações e cafeterias brasileiras e europeias como a Heartland (Conwy/ País de Gales), a Sgt. Martinho (Lisboa/Portugal), a Have a Coffee (Aabenraa/Dinamarca), a San Jorge (Saragoça/Espanha), a Fábrica (Porto/Portugal), a Papercup (Glasgow/Escócia) e a Randall (Madri/Espanha). Além disso, seu café foi escolhido como o oficial do I Torneio Joinvile de Café Filtrado (2019) pela Terra Natal Torrefação (SC) e do 1er Torneo de V60 Zaragoza, Espanha (2018).